
Profetas
A palavra profeta no hebraico é navi que significa pessoa que anuncia.
A palavra profeta é derivada do grego prophetes que quer dizer pessoa que fala em lugar de outra como intérprete, proclamador ou pessoa que prediz o futuro.
Embora houvesse um tempo de profetas, houveram homens antes desse tempo que foram chamados profetas, assim como Abraão, além disso haviam homens que não eram profetas, mas que possuiram o dom de profetizar, ainda que não sendo oficialmente profeta como foi o caso de Davi que profetizou a respeito de Cristo.
No tempo dos profetas.
Profetas Maiores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel.
Profetas Menores: Amós, Oséias, Miquéias, Naum, Sofonias, Habacuque, Obadias, Ageu, Zacarias, Jonas, Joel, Malaquias.
Houveram outros profetas tais como Enoque, Natã, Samuel, Moisés, João Batista entre outros cujas histórias estão descritas desde o livro de Gênesis até o Apocalipse.
ESTE E-BOOK FOI MIGRADO PARA SISTEMA HOTPAY ACEITANDO TODOS OS CARTÕES DE CRÉDITO E BOLETO BANCÁRIO PARA PAGAMENTO.
CLIQUE NO E-BOOK E SERÁ REDIRECIONADO.
BREVE DESCRIÇÃO DOS PRINCIPAIS PROFETAS
OS PROFETAS MAIORES
Isaías
O nome Isaías significa "salvação do Senhor". Seu ministério foi em Judá durante o reinado de 4 reis, possivelmente entre 740 e 680 a.C., período no qual Samaria foi tomada e Israel foi levado cativo, aproximadamente em 722-721 a.C. Nenhum outro profeta falou tanto da obra redentora do Messias.
O livro de Isaías foi escrito nos séculos 7 e 8 a.C.
Jeremias
Este nome significa "a quem o Senhor apontou". Foi um jovem sacerdote de Anatote. Jeremias foi chamado na mesma época em que viveram os profetas Habacuque e Sofonias, no início do seu ministério, e, mais tarde, Daniel.
Depois da queda de Jerusalém, Nabucodonosor deu a Jeremias a opção de ficar com os pobre do povo ou ir para a Bbilônia.
Jeremias escolheu ministrar ao remanecente do povo.
O livro de Jeremias foi escrito no século 7 a.C. Ele também escreveu o livro das Lamentações, escrito no século 6 a.C.
Ezequiel
Foi um sacerdote, cujo nome significa "Deus fortalecerá". Ele foi um dos exilados levados para a babilônia (2 Reias 24:11-16).
Daniel
O nome significa "Deus é meu juiz". Era jovem quando foi levado à Babilônia durante a 1º deportação de Judá nos tempos de Nabucodonosor. Tendo se destacado em sabedoria e entendimento, juntamente com seus amigos (Hananias, Misael e Azarias), tornou-se o principal dos 3 oficiais mais importantes do Império Medo-Persa.
Daniel pertencia à linhagem dos príncipes de Israel.
O livro de Daniel foi escrito no século 6 a.C.
OS PROFETAS MENORES
Amós
O nome significa "levar um fardo". Sentia um peso pelo pecado do reino do norte no século 8 a.C. Enquanto Oséias estava abatido pela infidelidade do povo com Deus, Amós estava enfurecido. Sua mensagem foi de juízo.
O livro de Amós foi escrito no século 8 a.C.
Oséias
Seu nome significa "o Senhor salva", exerceu seu ministério no período de governo de 4 reias de Judá (Uzias, Jotão, Acaz, Ezequias e Jeroboão II). Foi contemporâneo de Amós em Israel e de Isaías e Miquéias em Judá.
Oséias foi o profeta a quem Deus ordenou que se casasse com uma prostituta para ensinar a Israel sobre pureza, santidade e fidelidade.
O livro de Oséias foi escrito no século 8 a.C.
Miquéias
Seu nome significa "Quem é como o Senhor?"
Foi contemporâneo de Isaías e veio de uma pequena cidade chamada Moresete-Gate, cerca de 32Km ao sudoeste de Jerusalém. Miquéias proclama juízo e a vinda do Reino de Deus.
O livro foi escrito no século 8 a.C.
Naum
Significa "consolo (de Deus)". Naum profetizou durante o século 8 a.C. O livro de Naum é continuativo ao de Jonas. O arrependimento do tempo e Jonas adiou o juízo de Nínive por aproximadamente 1 século.
O livro de Naum foi escrito no século 8 a.C.
MAIS PROFETAS MENORES
Habacuque
Seu nome significa "abraço". Profetizou para Judá sobre a iminente invasão dos caldeus. Habacuque atuou como atalaia. O livro de Habacuque foi escrito no século 7 a.C.
Sofonias
Seu nome significa "o Senhor econde" ou "o Senhor protege". Era tataraneto do rei Ezequias. Ele profetizou durante o reinado do rei Josias, possivelmente antes do grande avivamento de 624 a.C. (2 Reis 23). O tema central das profecias de Sofonias é "o dia do Senhor".
O livro de Sofonias foi escrito no século 7 a.C.
Obadias
Seu nome significa "servo" ou "adorador do Senhor". Obadias profetizou durante o reinado de Atalia (2 Reis 8:16-26).
O livro de Obadias foi escrito no século 9 a.C.
Ageu
Seu nome significa "festivo". Foi um dos primeiros profetas que surgiram após o exílio. Ageu repreendeu os que regressaram do exílio e animou todo o povo a reconstruir o Templo.
O livro de Ageu foi escrito no século 6 a.C.
Zacarias
Seu nome significa "o Senhor se lembra". Ele profetizou depois que o seu povo regressou do exílio babilônico e foi contemporâneo de Ageu. Começou seu ministério no 2º ano do rei Dario I Histaspes, em 520 a.C.
O livro de Zacarias foi escritono século 5 a.C.
Jonas
Foi um profeta de Israel que viveu no tempo de Jeroboão II. (2 Reis 14:25). Seu nome significa pomba. É considerado 1º missionário em terras estrangeiras por ter sido enviado por Deus à Nínive. Além do símbolo que existe em seu nome "pomba" que é um símbolo do Espírito Santo de Deus, Jonas é um dos maiores tipos de Cristo que podemos encontrar na Bíblia. Porque Jonas passou 3 dias e 3 noites no ventre do peixe, assim Cristo passou 3 dias e 3 noites no seio da terra. Quando Cristo ressucitou o evangelho foi liberado oficialmente à toda a criatura.
O livro de Jonas foi escrito no seculo 9 a.C.
Joel
Seu nome significa "o Senhor é Deus". Provavelmente exerceu seu ministério durante o reinado de Joás (2 Crônicas 22-24), é possível que tenha conhecido o profeta Elias durante sua juventude e certamente foi contemporâneo de Eliseu.
Joel ficou conhecido por profetizar a respeito do derramamento do Espírito Santo de Deus sobre toda a carne.
O livro de Joel foi escrito nos séculos 9 e 8 a.C.
Malaquias
Seu nome significa "meu mensageiro".
O livro de Malaquias foi escrito no século 4 a.C. Foi o último profeta antes de João Batista. Depois dele houve o chamado "período de silêncio de Deus", durante cerca de 400 anos entre Malaquias e João Batista não houve profeta, nem qualquer profecia.