Tisha be Av - Tempo de Lamentação
- Simone M. Martins
- 1 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Cresci ouvindo as pessoas dizendo que AGOSTO é o mês do desgosto, mas só recentemente após muito estudo e revelação descobri o que realmente estava por trás do mês de agosto. Na verdade a questão não é o mês de agosto, mas o mês de AV no calendário bíblico e judaico?
Compreende o período que vem entre fim da festa de Shavuot e o mês de Elul (este mês é quando há renovação dos créditos, bolsas de valores quebram ou caem muito).
Esse período é o que o Eterno escolhe para juízos, que geralmente ocorrem primeiro em Israel e seguem para o restante das nações do mundo que não estão de acordo com a vontade do Soberano e Eterno Criador. Coisas terríveis acontecem nesse tempo e o Eterno nos revela por meio de seu calendário de festas. Não tem explicação, não há como fugir, nem mesmo como negar que as coisas ocorram dessa forma.
O temor é tamanho que os judeus até hoje jejuam nesse período, chamado jejum de Tisha be Av: Tishá be Áv (dia 9 do mês de Av) é o segundo jejum mais importante do calendário judaico. Jejuam e lamentação por vários eventos que trouxeram calamidade para o povo de Israel, que por coincidência ou não, ocorreram todos no mesmo dia, no 9° dia de Av. Geralmente este dia cai no início do mês de AGOSTO, no calendário gregoriano.
Há referências na Bíblia (Zacarias 7:3), que neste dia já era costume o jejum e o lamento. Também o Talmud (Taanit 29a) e a Mishná (Taanit 4:6), fazem referência ao Tishá be Áv.

Os seguintes eventos ocorreram neste dia:
- Foi no primeiro dia de ab que Arão morreu no monte Hor.
- Foi no mês de Av que os espias infamaram a terra prometida.
- Anúncio da destruição da cidade e do templo: Segundo Reis 25:8 diz que foi no sétimo dia deste mês que Nebuzaradã, servo do rei de Babilônia, “veio a Jerusalém”. Entretanto, Jeremias 52:12 nos informa que foi no décimo dia deste mês que Nebuzaradã “entrou em Jerusalém”. Em 10 de Av. o templo de Jerusalém é destruído pelos babilônicos.
- De acordo com Josefo, o templo de Herodes foi queimado pelos romanos no dia 10 de Av (70 EC), e Josefo faz menção da exata correspondência desta data com o incêndio do primeiro templo, no mesmo dia, pelos babilônios.
- Muitas gerações depois, no ano de 1290, em Tisha b’Av, a Inglaterra expulsou todos os seus judeus. Em 1492, Isabel de Castela e seu esposo, Fernão de Aragão, ordenaram a expulsão de todos os judeus da Espanha. Assinaram o edito de expulsão em 31 de março de 1492, dando aos judeus exatamente quatro meses para abandonar o país. A data judaica da partida de nosso povo da Espanha foi 9 de Av.
- Outro evento trágico de implicações de longo alcance ocorreu em Tisha b’Av do ano de 1914: a Alemanha declarou Guerra contra a Rússia, desencadeando, assim, a Primeira Guerra Mundial. Muitos historiadores afirmam que a 2a Guerra Mundial foi a conclusão prolongada da Primeira Guerra. Isso significa que o conflito mais sangrento da história da humanidade, o surgimento do Nazismo e o Holocausto não se iniciaram em 1939 – mas em 1914, no 9 de Av.
- Segunda Guerra: De 1939 a 1944 o mês de Av. era o mês que Alemanha invadia os países, tempo que eles escolhiam para ataque e devastação de territórios.
Não é coincidência! Precisamos observar o calendário que a nós foi revelado pelo Eterno em sua palavra e atentar para os fatos, para os sinais que tem ocorrido em toda a terra.
Gostou? Temos muitos estudos bíblicos com uma profundidade que você nunca viu no portal Bíblia Explicada! Gosta de estudar a Bíblia? Quer pregar com conhecimento e mergulhar em revelações a que poucos tem acesso? Inscreva-se no portal para receber um e-book grátis agora.
Comentarios