DIA DAS BRUXAS
- Simone M. Martins
- 24 de out. de 2017
- 4 min de leitura

O DIA DAS BRUXAS E O DESAPARECIMENTO DE CRIANÇAS: AINDA EXISTEM RITUAIS DE SACRIFÍCIOS?
ORIGEM:
O dia das bruxas também chamado de Halloween na língua inglesa. A etimologia ou origem da palavra Halloween é ALL HALLOW EVE, que significa véspera de todos os santos. As tradições do Halloween originaram-se do antigo festival celta da colheita, o Samhain, festividade gaélica, celebrado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man. A celebração de Samhain tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa da perfeição celta.
O SINCRETISMO RELIGIOSO: A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou unindo a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhan eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III mudou a data para 1 de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente.
Entre as atividades de Halloween mais comuns estão: - festas a fantasia; - praticar "doce ou travessura": Na Idade Média, um costume do Dia de Finados era o souling (de "soul", alma), em que crianças iam pedindo pelas portas um bolo, o "bolo das almas", em troca do qual fazia uma oração pelos familiares falecidos; - decorar a casa, fazer lanternas de abóbora; - fogueiras, jogos de adivinhação; - ir em atrações "assombradas"; - contar histórias assustadoras e assistir filmes de terror.
DIA DAS BRUXAS NA ATUALIDADE:
O dia das bruxas hoje é marcado por um dos maiores índices de desaparecimentos de crianças, este é um fenômeno mundial que também ocorre no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISPRJ), há um pico de 494 casos que cresce a cada ano todo mês de outubro, esse é o mês com maior incidência de casos de desaparecidos de acordo com os dados do órgão no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com dados do mesmo Institudo na mesma pesquisa, o dia da semana com maior incidência de casos é a sexta-feira, o dia considerado ideal, geralmente escolhido para rituais satânicos (índice de 996 desaparecidos). De acordo com dados da Secretaria de Defesa do país o mês com maior incidência de mortes violentas, assassinatos e registros de pedofilia e casos da lei Maria da Penha são registrados no mês de Outubro, são cerca de 3000 inquéritos, mais de 4 mil mandados emitidos.
Diante dessas informações será que é preciso ainda meditar se podemos ou não participar do dia das bruxas? Será que faz mal aos nossos filhos deixar que participem dessa celebração? Celebrar Halloween tem trazido coisas boas para a nossa geração?
A palavra do Senhor é muito clara sobre a feitiçaria, sobre culto aos mortos, mortos não são santos e não devemos orar por eles, mas pelos vivos.
Deuteronômio 18:10-13 10 Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; 11 Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; 12 Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti. 13 Perfeito serás, como o Senhor teu Deus.
Gálatas 5:19-21 19 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, 20 Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, 21 Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
Sendo assim, vigiemos e fujamos da aparência do mal! Não devemos participar nem compactuar com essas obras das trevas, pois tais coisas só tem trazido maldições para nossa sociedade.
Que o Senhor Deus da Bíblia se revele a você leitor mostrando a sua instrução que traz vida com abundância.
Comments