top of page

YOM KIPUR E YESHUA

  • Simone M. Martins
  • 22 de ago. de 2017
  • 4 min de leitura


Muitos de nós tem ouvido falar de um jejum que nunca havia sido praticado no meio cristão, mas que tem despertado o interesse de muitas pessoas nesses últimos dias, visto todos os cumprimentos proféticos do tempo do fim estarem sendo revelado claramente por meio das festas bíblicas. Digo, bíblicas, porque elas não são exclusivas do povo judeu ou do povo de Israel, mas são festas que devem ser celebradas por todos os povos, é um convite do Deus Eterno para todos os povos que venham e celebrem as festas dele com ele.


DATA: Yom Kipur é uma dessas datas especiais. Esse ano acontecerá de 29 de setembro de 2017 ao por do Sol até 30 de setembro de 2017 ao por do sol.


Porque ao por do sol? Porque em Gênesis o Senhor cria o mundo a partir da tarde, "houve tarde e manhã", o tempo no calendário bíblico é contado a partir do crepúsculo da tarde, veremos isso em vários textos subsequentes.


O texto mais comum que fala desse jejum é Levítico 23 que diz:

27 Mas aos dez dias desse sétimo mês será o dia da expiação; tereis santa convocação, e afligireis as vossas almas; e oferecereis oferta queimada ao Senhor.

28 E naquele mesmo dia nenhum trabalho fareis, porque é o dia da expiação, para fazer expiação por vós perante o Senhor vosso Deus.

29 Porque toda a alma, que naquele mesmo dia se não afligir, será extirpada do seu povo.

30 Também toda a alma, que naquele mesmo dia fizer algum trabalho, eu a destruirei do meio do seu povo.

31 Nenhum trabalho fareis; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações em todas as vossas habitações.

32 Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.


Assim, sabemos que no calendário bíblico todo décimo dia do sétimo mês é SANTA CONVOCAÇÃO.

- Tempo de afligir a alma (se humilhar, se arrepender, pedir perdão pelos pecados);

- Ofertar;

- Não trabalhe nesse dia, pois é um dia separado, santificado ao Senhor;

- É uma condição participar para que continue fazendo parte do povo de Deus;

- A pessoa pode não jejuar, mas é proibido trabalhar;

- Estatuto perpétuo, ou seja, é para sempre.


Esse jejum é tão importante para a nação que há uma preparação de 40 dias e nesses dias é costume orar e jejuar, ou apenas meditar sobre seus erros e pecados fazendo as leituras referentes ao pecado do povo de Israel quando infamou a terra prometida (Números 13 e 14) e também o livro de Jonas. Foram fatos que ocorreram nesta mesma época.


O Senhor não destruiu Israel porque Moisés intercedeu e isso ocorreu nos dias de arrependimento e a resposta do Senhor veio no dia de Yom Kipur. Jonas pregou em Nínive, os 40 dias são estes mesmos 40 dias que antecedem o Yom Kipur.


Há também os considerados 10 dias terríveis, que são contados os últimos 10 dias até o décimo dia quando é o Yom Kipur. O primeiro dia é Yom Teruah, Festa das Trombetas, a partir deste primeiro dia do sétimo mês conta-se 10 dias e o décimo é Yom Kipur.


QUAL O SIGNIFICADO DO DIA DE YOM KIPUR - PORQUE FAZER?


Yom (dia) Kipur (expiar, perdoar). Yom Kipur é o dia do perdão, não do perdão de uma pessoa, ou de um pecado, mas um perdão nacional, também pode ser mundial. É um jejum coletivo.

Nesse dia abre-se um portal espiritual, o Eterno muda destinos nessa data como fez com Israel, como fez com Nínive que estava a ponto de ser destruída.


Yom Kipur é um segredo! Um segredo que traz cura, que trás revelação, que traz intimidade e comunhão com o Senhor.


Se tem algum pecado te causando enfermidade, a enfermidade será curada, se tem algo relacionado a pecados antigos que prendem a sua vida será desimpedido, desamarrado.


É importante porque revela a consciência do pecado, da necessidade do homem de se arrepender constantemente.


O Cordeiro que era morto como holocausto no dia de Yom Kipur, a oferta é a representação de Yeshua (Jesus), o Messias que se sacrificou por nós na cruz, por isso também devemos jejuar, devemos nos santificar para estarmos mais perto do nosso Senhor e Salvador.


INSTRUÇÕES PARA O JEJUM


Antes do Jejum: Cerca de 12 horas antes do jejum procure não comer coisas muito doces nem muito salgadas. Beba bastante líquido, especialmente água. Quem não está acostumado sentirá a boca seca, os lábios ressecam, a língua literalmente se apega ao céu da boca.


Última refeição: 1 hora antes de iniciar o jejum. Coma bem, com fartura. Beba muito líquido, especialmente água, até 30 minutos antes de começar depois de já ter comido.


Ore ao por do sol.


Após orar não pode mais escovar os dentes, tomar banho, assistir tv, internet, perfume, desodorante, cosméticos, maquiagem. A partir daqui é humilhação, leitura da palavra, oração, adoração, louvor, você e o Senhor, peça perdão pelos seus pecados, de sua Família e da nação. Esteja com uma vestimenta simples, o ser-humano como veio ao mundo, sem acessórios, enfeites ou loções.


Término do jejum: Ore para entregar.


Após a oração beba água, de gole em gole, meio copo de água no mínimo. Depois disso, coma um pedaço de pão, ou tome uma sopa totalmente líquida sem pedaços ou um copo de leite.

Só depois disso, recomendo que descanse cerca de 20 minutos e então coma um prato de comida sólida.


Essas são dicas importantes para amenizar os efeitos e ajudar a quem não está acostumado.

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page