top of page

NATAL

  • Simone M. Martins
  • 19 de dez. de 2018
  • 7 min de leitura

No mês de dezembro, na maior parte do mundo, no dia 25, é celebrado o natal, uma tradição que tem sido imposta durante séculos e que grande parte das pessoas que celebram não sabem o que é realmente.


NATAL: O CONCEITO DA PALAVRA

A palavra Natal vem do latim 'natalis' que significa nascimento.


COMO ESSA FESTA COMEÇOU A SER CELEBRADA PELOS CRISTÃOS

A celebração do Natal pelos cristãos começou a ser inserida lentamente um pouco durante o Império Romano e depois os primeiros concílios ecumênicos da igreja, houve a sincretização costumes romanos no meio cristão. Após a divisão do Império Romano e surgimento do Império Bizantino, quando o antigo Império passa a ser divido em duas partes por um lado mais pagão e outro lado mais cristianizado por influência do antigo imperador - Constantino, é que essa festa passa a ser instituída. Assim, entre o séc III e o século IV não havia uma data para o natal e os cristãos celebravam em datas diversas. No séc IV no ano 354 d.C. o Papa Libério, sob o império de Justiniano sucessor de Constantino, ordenou a celebração e fixou a data em 25 de dezembro. O Papa Julio I decretou que a celebração de 25 de dezembro para os cristãos passava a ser oficialmente o nascimento de Jesus e um feriado oficial no calendário, Natal passava a ser uma festa cristianizada. Um dos fatores que ajudou na consolidação do Império Bizantino no aspecto religioso foi a celebração do Natal por todos, uma festa que unia todo o império, estratégia perfeita. O Império Romano, por interesses políticos de consolidar o império, evitar revoltas, incorporou muitas coisas e sincretizou outras com o cristianismo que ali havia. Como diz o famoso ditado, "se não pode vencê-los junte-se a eles". Antes disso, o Natal era uma festa pagã, chamada festa da saturnália, que para Roma celebrava o deus saturno. Os mitraistas celebravam o dia do sol, que nessa religião era chamado mitra, natalis invicti solis, o nascimento do sol invicto. Além deles, todas as religiões pagãs celebravam seus deuses nesse período, no solstício de inverno.

O Natal já era celebrado pelos povos pagãos a mais de 7 mil anos. Desde Babel, com os primeiros personagens Bíblicos: Ninrode, Semíramis e Tamuz. A Bíblia não relata a vida inteira desses personagens, mas encontramos relatos históricos e lendários que tem alguns detalhes confirmados pelos textos bíblicos. Ninrode, neto de Cam ou Cão, o filho que desonrou Noé. Ninrode é mencionado na bíblia como edificador de diversas cidades inclusive Babel que dá origem a babilônia. Ele era mau e histórias que não constam nas escrituras inspiradas, mas são difundidas por todos os povos do mundo contam que ele teria se casado com sua mãe cujo nome era Semíramis. Eles teriam tido um filho chamado Tamuz. Ninrode morre cedo e Semíramis teria divulgado que ele renasceu em Tamuz, seu filho (como uma reencarnação do pai no filho). A cada aniversário de Ninrode, Semíramis enfeitava uma árvore (Jr 10:3-4 mostra esse ritual pagão na babilônia, levava presentes e bolos que colocava na árvores. Os povos babilônicos passam a adorá-los e Semíramis passa a ser chamada "a rainha dos céus" (Jr 7:18 e Jr 44:17-25) ninrode como Baal, tamuz (Ez 8:14, Ezequiel viu um ritual pagão babilônico).


OS SÍMBOLOS NATALINOS

A árvores já vimos que desde Babel era enfeitada aos deuses, em Roma, o deus saturno era o deus da agricultura, todas as religiões pagãs enfeitavam árvores coníferas ou seja em forma de cone, para simbolizar os deuses da fertilidade e cultuar a natureza como divindade. A árvore no ocultismo é o elemento da natureza que simboliza a aliança entre os céus e a mãe terra (adoração à natureza). A árvore e o deus muda de uma cultura pra outra: para os povos germânicos, druidas era o carvalho de Odim; para os egípcios era palmeira ou cedro associados à Osíris, em Roma era o abeto de saturno, para os gregos era o loureiro associado ao deus apolo, pinheiro era a árvore de Tamuz. "Não plantarás nenhuma árvore junto ao altar do Senhor teu Deus, que fizeres para ti" - Dt 16:21

Natal?

A origem mais antiga do amigo oculto é da mitologia nórdica. Os nórdicos faziam esse ritual para celebrar anualmente seu pacto com os deuses. As pessoas celebravam a noite toda e no amanhecer elas trocavam os presentes e diziam: "que você jamais esqueça dos deuses sobre nós". O presente era trocado para consumar o pacto entre os deuses e os homens, o amigo oculto era um deus, era um espírito.

O panetone, bolo de natal está descrito em Jr 7:17-18, era uma oferenda que na babilônia era feita para Asserá.


Presépio, começou com Francisco de Assis com a intenção de representar o nascimento de Jesus. A cena. Não há nada de mal em se retratar seja por maquete, quadro, desenho, o nascimento de Jesus, o problema é o como vem sendo feito. Repare que a maioria dos presépios da história são: Uma mulher com seios enormes carregando um bebê ou uma mulher com ovos, isso é a representação, não daquela mulher que o Espírito de Deus usou para gerar o salvador, mas de uma deusa da fertilidade. A maior parte dos presépios são representações de altares de Asserá e Baal. Porque temos bois em presépios? Porque o boi era uma das formas de representar Baal, os altares de Baal ficavam em bosques, onde haviam árvores enfeitadas e bois.


Os reis magos não eram magos, eram sábios de acordo com os textos originais, eram 3 sábios de reinos distantes que vieram reconhecer e testemunhar que aquilo não era um mito, mas verdadeiramente uma profecia estava se cumprindo ali.


Porque as pessoas falam tanto em espírito do natal??? Porque não falam em Espírito Santo ou Espírito de Deus, mas no espírito do Natal. Esse espírito faz com que as pessoas usem e celebrem essa festa, é quase um efeito hipnótico, algo que cega as pessoas que mesmo crentes e conhecedoras da bíblia, continuam defendendo uso de símbolos e costumes que nada tem a ver com o Deus que dizem conhecer e ainda se revoltam porque isso é algo espiritual que faz com que as pessoas não aceitem que essa festa não vem do Deus da Bíblia. É o espírito do natal que causa confusão, veja que nessa época é quando ocorrem as maiores brigas de família, suicídios, catástrofes, acidentes, choros por toda a terra. Isso é confirmado pelo texto bíblico que diz que as mulheres choravam por Tamuz (Ez 8:14).


As guirlandas são oferendas funerárias colocadas nas vítimas que eram sacrificadas aos deuses, eram consideradas adorno de chamado para os deuses, uma forma de dizer aos deuses, seja bem-vindo, é por isso que se coloca na porta que é entrada para o mundo dos mortos. Também pelo mesmo motivo que se coloca coroa de flores nos caixões nos sepultamentos. A guirlanda de espinhos é um escárnio da morte de Jesus.


Papai Noel era Odim, a figura de Odim era de um homem de barba branca comprida e chapelão, mas a grande desculpa para se inserir essa figura na cultura foi a história de um bispo romano, São Nicolau, que viveu no séc V, ele dava presentes secretamente as 3 filhas de um homem pobre. Isso rouba a adoração que deveria ser a Deus.


Depois de analisarmos todas essas simbologias, quero deixar algumas perguntas pertinentes.

1- Na Bíblia, onde há alguma ordenança sobre a celebração do nascimento de Jesus? Vemos Jesus celebrando seu aniversário, vemos algum apóstolo nos ordenando? 2- Na Bíblia, há algum pastor ou algum daqueles sábios entregando um bolo ou pão de presente para Jesus? 3- Na Bíblia, alguém menciona guirlandas? 4- Na Bíblia, onde há alguma árvore decorada na bíblia para o nascimento de Jesus? E o Papai Noel? 5- Na Bíblia, onde diz que eram 3 os sábios que reconheceram Jesus? A Bíblia diz que eram sábios do oriente. 6- Na Bíblia, porque bois e mulheres com seios grandes ou ovos em um presépio? 7- Porque apenas no final do ano se faz amigo oculto?

O NASCIMENTO DE JESUS

Bem, a maior parte de nós já sabemos que Jesus não nasceu em 25 dezembro e não há como ele ter nascido em Dezembro. Porque? Porque a Bíblia diz que os pastores estavam no campo, mas em Israel no mês de dezembro é inverno, os pastores não saem para o campo no inverno, nesse período os pastores guardam as ovelhas. Os pastores que visitaram Jesus estavam tomando conta das ovelhas à noite no campo (Lc 2:8-9), então eliminamos que Jesus tenha nascido entre Novembro e Fevereiro, pois nesses meses lá é muito frio e até neva. Durante o inverno as ovelhas eram guardadas dentro de estábulos à noite, por causa do frio. Então, ficamos com os meses de março até outubro, mais provavelmente entre abril e setembro. Aqui temos 2 meses muito importantes que no calendário judaico são Abibe também conhecido como Nissan e Tisrei, o primeiro o mês da festa de Páscoa (Pessach) e o segundo é o mês da festa de Tabernáculos (Sucot).Alguns estudiosos defendem que ele teria nascido entre o dia 1 e 10 de Abibe que é o período em que era separado o cordeiro para o sacrifício de Pessach, já que Ele era o nosso cordeiro pascoal.Outros defendem que ele teria nascido durante a festa de Tabernáculos, esta é a teoria mais aceita, pois o simbolismo da festa de tabernáculos é que Deus tabernaculou entre nós, habitou. No evangelho de João diz exatamente isso no texto grego, tabernaculou entre nós, fez uma cabana para habitar. Como temos visto, essas são apenas teorias a respeito da verdadeira época do nascimento do salvador. Não há ainda como saber ao certo quando isso aconteceu, a Bíblia não é clara e se Deus não nos fez saber pela sua palavra creio que é para que nós não viéssemos a venerar esse dia.Deus nos deu ordenanças a respeito de outras datas, para que guardássemos e celebrássemos como é o caso de Pessach, a festa no português chama Páscoa. Sabemos pela bíblia que ele foi sacrificado durante essa festa. Isso temos absoluta certeza pelos relatos dos evangelhos e do Apóstolo Paulo.


Jesus provavelmente foi concebido, ou seja, ou seja, Maria (no hebraico: Miryam) pode ter ocorrido em Dezembro, o que coincidiria com a Festa da Dedicação, Hanukah, que é a festa que fala que Ele é a luz dos homens, Eu sou a luz do mundo, quem crê em mim não andará em trevas (Jo 10). Ele é a haste principal do Candelabro que é por meio dessa haste que são acesas as outras hastes, com azeite que é a representação do Espírito Santo, assim como por Ele somos iluminados para ser luz no mundo.


Jesus não nasceu em um estábulo, lugar de animais. Lucas 2:7 apenas diz que ao nascer ele foi envolto em panos e colocado em uma manjedoura, porque não havia lugar para ele na estalagem, aqui houve uma má tradução, e a palavra no texto original que dizer que ele nasceu em um alojamento ou quarto de hóspedes, porque não havia lugar em um hotel na região.


Autora: Simone M. Martins


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page